Hoje eu vou responder a Naiara sobre quando o coachee muda a tarefa da semana sem avisar, ela perguntou assim "Geronimo... e quando o Coachee fala que vai fazer uma tarefa, não faz e faz outra?" Pergunta excelente, isso pode acontecer até com certa frequência :)

Primeira coisa: eu vou falar como eu faria atuando como Coach.

Primeiro passo que você precisa entender é que uma das habilidades que o Coach precisa ter é criar um ambiente de confiança entre o Coach e o Coachee. Você tem que criar um ambiente de segurança com o seu cliente.

Essa confiança é que vai fazer o seu Coachee chegar na semana seguinte e não querer te enrolar Coach. Essa confiança vai fazer ele ter segurança para que ele possa, naturalmente, expor todas as fragilidades e dificuldades que ele teve. Aí você consegue avaliar junto com ele o que aconteceu positiva ou negativamente.

Imaginando que você estabeleceu um ambiente de confiança com o seu Coachee, o próximo passo é validar com o Coachee: "Pô que massa, você fez isso aqui, entendi! Me deixa saber... não ter feito a sua tarefa e ter feito essa outra. Como é que você enfrentou isso? Foi positivo? Como que foi? Me deixa saber".

Na verdade o que tá acontecendo, é o Coachee dentro de um ambiente de confiança e que sem pré julgamento ele vai te dizer o que realmente aconteceu. Pode acontecer, por exemplo, da tarefa ter sido o seu Coachee ir caminhar na praia, só que ele viu que isso era muito pouco e resolveu correr, ao invés de caminhar. Pode acontecer ainda dele com essa atitude dizer que foi muito mais além. Cara, isso é incrível. Bate na mão dele, parabeniza e diz que tá muito orgulhoso :)

Por outro lado, se ele vira pra você e fala assim "não, na verdade o que aconteceu foi que eu não ia conseguir fazer isso. E o que eu fiz foi isso aqui, foi o que deu pra fazer".E que massa que conseguiu fazer alguma coisa. Nesse caso, você chega pro seu Coachee e parabeniza também, diz que tá orgulhoso por não ter deixado de fazer nada.

E aí você pergunta "vamos imaginar que você pudesse viver essa semana toda de novo... o que você poderia ter feito pra você fazer exatamente aquilo que você se determinou?" Aí uaaaaaaaaaaw, aí a parada é massa. Entende?

O que eu quero dizer pra você é: 1) não existe uma verdade absoluta2) se você estabelecer um ambiente de segurança com o seu Coachee, sem julgamentos, onde ele consegue claramente colocar o que ele está vivendo ele vai dizer pra você se ter trocado foi positivo ou negativo. Aí você vai avaliar a situação e escolher a melhor maneira de conduzir :)

E mais... a cada sessão, a gente vai conhecendo cada vez mais o nosso Coachee

Se liga... com isso, você via precisar saber como medir o resultado do Coachee ao longo do processo, por isso vou deixar esse link aí em azul sobre esse assunto :)

E me deixa saber se você curtiu esse conteúdo, diz aí nos comentários o que achou!

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada