Então vamos lá… Alguém me perguntou qual era diferença entre crenças e valores. Já adianto pra você que não são sinônimos, ou seja, não tem o mesmo significado.

O que são crenças? De uma forma simples, pra você entender agora: sabe os óculos de realidade virtual? Hoje em dia cada vez mais tem, vai em shopping e tem pra você testar.

Conjunto de crenças é a configuração dos seus óculos de realidade virtual. Como se você pegasse um óculos pusesse no seu rosto e começasse a ver o mundo com base na configuração das suas crenças, naquele pacotinho, o que você acredita.

Por exemplo… se você acredita que o homem é mau, em qualquer lugar você vai ver maldade, porque a sua realidade virtual (que vira real) tá ajustada pra ver maldade. Se você acredita que o homem tá em evolução permanente, a todo momento você vai ver situações de evolução. Às vezes existe uma mesma situação vista por duas pessoas diferentes, mas a forma como elas enxergam depende das configurações dos óculos que cada uma delas usa.

Isso é um pacote de crenças, ele faz você ver através dos seus óculos. E o que são valores? Valores fazem você tomar as suas decisões, aquilo que é muito forte e enraizado em você, como respeito, lealdade, amizade, segurança, encarar desafios de forma positiva entre outros exemplos.

“E aí Geronimo, como que as crenças se ligam com os valores?”

As crenças e os valores se ligam da seguinte forma… Se você tiver um pacotinho de crenças muito fortes, aquilo pode interferir na sua escala de valores. Se você acredita que o mundo é desonesto e que só o desonesto pode se dar bem, é possível que o seu valor de honestidade mude (e não necessariamente mude pra baixo, às vezes vai ficar mais forte ainda, porque aquilo te incomoda tanto que a tua honestidade aumenta hehe).

Pra concluir: o modo como você vê o mundo e os valores enraizados em você são dois aspectos diferentes, mas eles podem ter interferência um no outro.

Ahhh eu preparei um presente pra você!! O Manual do Coach em Início de Carreira. Com ele você vai saber como Escolher o seu Nicho de Atuação, Ter mais Confiança pra Atender e descobrir O que Fazer quando um Cliente Desiste do Processo de Coaching!! Pra baixar, é só clicar aqui!!

Fez sentido pra você? Conta aí pra mim nos comentários se você já se deparou com alguma situação em que teve algum valor ferido e como você lidou com isso! Vou adorar ler o que você escrever pra mim :)

Olha só, acho que você vai curtir essas outras sacadas de Coaching...Crença limitante: o que é e como tratarCoaching serve para acabar com os medos?Preciso de nível superior para ser Coach?3 características de um Coach que muda o mundo

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada