Hoje eu vou responder a pergunta do Carlos Igor: “Gerooonimo, precisa ter nível superior pra ser Coach?”. Se liga, se você quiser ter a sua dúvida sobre Coaching respondida por mim, escreve aí nos comentários! Vai que eu vejo e respondo… Agora vamos pra resposta!

Existem profissões regulamentadas e não regulamentadas, e o Coaching não é uma profissão regulamentada no Brasil.Vou te dar um exemplo… Pra ser advogado você precisa fazer uma faculdade de Direito, uma prova da OAB e ter uma carteirinha… só aí você pode ser advogado.

Assim como a medicina e a engenharia, a advocacia é uma área regulamentada, que exige uma formação específica (técnica ou superior) pra poder ser exercida. Outras profissões já não precisam dessa formação. Vou dar um exemplo do IGT (minha empresa): duas pessoas que trabalham comigo atuam na captação e edição de filmes, são filmmakers. Pra essa atividade não tem uma regulamentação, portanto não precisa ser formado em algum curso específico ou fazer uma prova pra poder exercer essa função.

Em tese, qualquer pessoa, tendo ou não um curso específico, pode ser Coach. Já posso até ouvir você falar: “Geronimo, então não preciso nem fazer uma formação numa instituição série de Coaching?”

Atenção pro que eu vou te falar agora!!! Em tese, não precisa, mas você tem que fazer. Fazer um curso é uma segurança pra você. Um Coach senta na frente de uma pessoa e mexe com a vida dela, então você precisa ter o conhecimento técnico pra fazer isso. Por isso que você precisa fazer uma formação numa instituição séria, pra você aprender a aplicar a técnica de forma correta.

E mais do que isso… é uma garantia pra você ter um certificado de uma instituição que seja referência na área, pois se alguém questionar sobre as técnicas que você está usando, vai ter uma base confiável que atesta que você é apto a exercer aquilo.

Informação importante: na maioria das instituições de Coaching, não precisa ter nível superior pra fazer uma formação, mas algumas instituições específicas podem ter o curso de nível superior como exigência dos seus alunos pra poderem estudar lá. Tecnicamente falando não é uma exigência obrigatória da área, mas pode sim ser uma exigência obrigatória de alguns institutos.

Você sabia dessa diferença de exigências entre uma escola ou outra? Faz um comentário aí pra mim se você acha importante ter um curso de nível superior antes de se tornar Coach!! Vou adorar saber o que você tem a dizer :)

Olha só, acho que você pode curtir esses outros temas...3 características de um Coach que muda o mundoComo um Coach pode se auto motivarAs 3 palavras proibidas no Coaching

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada