Blog

  • Home
  • Blog
  • O que é e qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

O que é e qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

1373 Visualizações

Quem estuda, trabalha ou mesmo tem interesse em se tornar um profissional de Coaching, certamente já se deparou com esta pergunta. O que é e qual a diferença entre Coaching e Mentoring? No começo pode até parecer que são coisas idênticas e que objetivam os mesmos pontos, todavia é possível observar diferenças claras e que impactam distintamente nos resultados práticos entre Coaching e Mentoring.

Para descobrirmos as diferenças básicas e mais aprofundadas de cada, é importante esclarecermos as definições de atuação. Primeiramente, o Coaching é uma metodologia que maximiza resultados que transformem a vida pessoal e profissional de uma pessoa em um determinado e curto espaço de tempo. O profissional de Coaching, chamado de Coach, irá trabalhar de maneira personalizada para que seu cliente, o Coachee, alcance seus sonhos através de empenho e foco em ações direcionadas, sempre considerando as metas pessoais e profissionais de cada um.

O Coach (treinador, em inglês) é este profissional que traça um perfil e define etapas a serem seguidas pela pessoa. O objetivo é elevar a condição atual a outro patamar, obviamente melhor, através de sessões semanais, quinzenais ou mensais onde ocorrem reuniões e são definidas tarefas para as pessoas. Com isso, são estabelecidas metas dentro de um determinado prazo e os resultados logo aparecem.

Já o Mentor é uma pessoa que aconselha profissionalmente homens e mulheres e que estão nas fases iniciais de suas respectivas carreiras. No Mentoring o Mentor compartilha conhecimentos e experiências para que os mais jovens possam aprender e colocar em prática em suas jornadas de trabalho. É uma metodologia de exemplos, que traça paralelos do conhecimento do Mentor com a situação atual de outras pessoas.

Se por um lado o Coaching é uma das áreas que mais cresce no Brasil e o no exterior, justamente por combinar metodologias inovadoras e resultados práticos, o Mentoring está presente em apenas 11% das empresas brasileiras. Além disso, existem outras diferenças entre Coaching e Mentoring que vamos descobrir na sequência do post.

Principais diferenças entre Coaching e Mentoring.

A primeira e mais clara diferença entre Coaching e Mentoring é em relação às metodologias adotadas. Se por um lado o Mentoring trabalha com o compartilhamento de experiências e conhecimentos técnicos de uma pessoa, o Coaching parte do princípio que todas as respostas para o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos já existem, basta que os Coachees trabalhem corretamente e tenham o auxílio de um Coach para descobrir e colocar em prática seus objetivos.

Outra diferença entre Coaching e Mentoring que vale a pena mencionarmos é o prazo que diferencia os processos. Dentro do Coaching, por exemplo, todo o trabalho é direcionado para que a pessoa alcance os resultados desejados em prazo definido e próximo, 10 a 12 sessões, chegando a três a três meses e meio. Já no Mentoring este tempo não é definido, pois depende da evolução da pessoa.

E na prática como funciona?

No Coaching o Coach não precisa entender do objetivo que o Coachee quer atingir.

O Coach não precisa necessariamente entender de emagrecimento para ajudar seu cliente a emagrecer, ou saber tudo de oratória para ajudar um Coachee a falar em público.

Já dentro do processo de Mentoring, o Mentor tem uma bagagem, uma vivência dentro do objetivo que seu cliente o procurou para ajudar e é essa habilidade que ele vai passar para o seu Mentorado, como chamamos o cliente de Mentoring.

Como por exemplo um exímio palestrante que tem condições de transferir o conhecimento dele para seu Mentorado tornar-se tão bom quanto ele.

Quando me perguntam se Coaching é melhor ou pior que o Mentoring, costumo responder que não existe melhor ou pior e sim qual o melhor método para o caso concreto.

Se você quer a informação direta, recheada da habilidade e da experiência de um Mentor, perfeito, se quer desenvolver suas habilidades e ir em busca de suas próprias informações o Coaching pode ser o caminho.

Mas de qualquer forma esses profissionais ajudam no desenvolvimento e realização de objetivos, metas e sonhos!

Dá uma olhada no vídeo que gravei falando mais sobre essa diferença e Vamooooooooo!

Tags:, , , ,

Comentários (13)

  • jander

    |

    Muito bom vai ser muito bom para mi.ha carreira

    Responder
    • daurice felix

      |

      amei obrigada !

      Responder
  • Antonia Mônica

    |

    Ótima a explicação da diferença entre coaching e mentoring estou estudando esse assunto na pós graduação.

    Responder
  • Pedro Nery

    |

    Geronimo como consigo mais informações sobre mentoring?
    Quero estudar e me tornar um mentor para ajudar as pessoas a se capacitarem!

    Responder
    • Pedro

      |

      Tem várias empresas fazendo a formação eu fiz a minha formação na Global Mentoring, você conhece?

      Responder
  • Ronaldo abranches

    |

    Legal a explicacao. Acho que o ponto que fica mais evidente nas diferencas e que o mentor precisa ter bons conhecimentos e habilidafes naquilo que vai ser mentos, ja o coach nao precisa saber tecnicamente sobre a area wue seu cliente vai buscar o sucesso, mas sim na tecnica e metodologias para que seu coachee visualize e faca as tarefas para chegar em seus propositos.

    Responder
  • Thaysa Friaça Leite

    |

    Olá gostaria de saber se é possível se ter um mentoring Coaching! A pessoa orientar a seu cliente sobre o que sabe e ao mesmo tempo proporcionando a ele as ferramentas para que ele sozinho chegue la. Isso é possível ou aa duas coisas não podem se misturar?

    Responder
  • Thaysa Friaça Leite

    |

    Olá gostaria de saber se é possível se ter um mentoring Coaching! A pessoa orientar a seu cliente sobre o que sabe e ao mesmo tempo proporcionando a ele as ferramentas para que ele sozinho chegue la. Isso é possível ou as duas coisas não podem se misturar?

    Responder
  • Rita

    |

    24/05/2010 – 9:pcmm4ara5a: gracias tío a b.plank, si no recuerdo mal eran 60 millones,creo q era una cantidad q tristemente dejaba en manos de los bancos quien podía acceder a ser presidente y a los bancos les conviene más avalar un tipo como FP q traerá beneficios (a costa de invadir el terreno deportivo) antes..

    Responder
  • http://www./

    |

    Caramba Dr, onde o senhor arranja tempo pra dormir? rsssDr, qual dos que estao brigando pelo titulo o senhor acha mais dificil para o Corinthians enfrentar?

    Responder
  • Samuel

    |

    Geronimo, mas como o Coach consegue passar credibilidade para o coachee se ele não tem resultados no nicho que ele se propôs a atuar? No caso do emagrecimento, por exemplo. Quem contrataria um Coach acima do peso pra ajudar a entrar em forma? Isso sempre gera um conflito na minha cabeça! Me ajuda aí, responde essa! Abração, adoro seu trabalho!

    Responder
  • Prof. Marcelo Santos Soares

    |

    Olá, Gerônimo!
    Você é um mentor de coaches?
    Tenho esta dúvida, pois você compartilha sia experiência vitoriosa na área de Coaching.
    GRATIDÃO!

    Responder
  • Anônimo

    |

    PARABÉNS, Geronimo! Estou aprendendo muito com você em seus FANTÁSTICOS vídeos!

    Responder

Deixe um comentário