Como funciona um processo de Coaching? Será que pode ter 5 ou 6 sessões apenas? Quantas sessões precisa ter um processo de coaching? Será que um processo de coaching pode ter 5 sessões e pronto?

Se essa é uma dúvida que você tem segue comigo e bora desvendar isso!

Se liga!

Um processo de coaching, em média, dura de uma a 10 sessões (em média, beleza?).

Isso não quer dizer que serão aplicadas 10 ferramentas, uma em cada dia e pronto, tá resolvido…

Coaching não é ferramenta, coaching é metodologia. Normalmente, pra aplicar a metodologia inteira pro cliente ter o avanço que ele precisa ter, usamos 10 encontros. Geralmente, em cada um dos 10 encontros eu uso uma ferramenta de coaching diferente. Mas repito: coaching não é ferramenta, beleza?

As 2 Metas do processo de coaching

Como padrão a gente trabalha com duas metas.

1- Meta do Processo:
É a meta do processo de coaching, que é trabalhado pra terminar, idealmente, em 10 sessões (em 10 sessões temos o tempo necessário pra trabalhar a metodologia).

Saiba mais sobre a metodologia da Formação em Coaching Criacional

2- Meta da vida:
É a meta da vida do Coachee. Ex. A pessoa quer passar num concurso… quando ela vai passar no concurso? Em quanto tempo?

Mas, então? Um processo de coaching pode durar apenas 5 sessões? Ou menos de 10 sessões? O que tem que acontecer?

Qual o objetivo prático do coaching?

O objetivo, na prática, com o processo de coaching é cumprir a metodologia. Conseguir fazer com que o coachee tenha clareza pra onde ele vai, ter foco, que ele entenda qual é o caminho que ele tem que percorrer até ele alcançar o que quer pra vida dele, que ele esteja caminhando, que ele tenha consistência na caminhada dele… tudo isso de forma alinhada com os valores e talentos dele.  

Nessa jornada o coach também vai minimizar as interferências e potencializar os recursos do coachee… em fim, a metodologia vai ser aplicada.

Então, no Coaching Criacional, em média, consegue-se desenvolver a metodologia do processo de coaching nessas 10 sessões, agora se você consegue desenvolver uma forma de em 5 a seis sessões, conseguir aplicar a metodologia do processo de coaching e conseguir trazer resultado pro coachee, ótimo.

É possível ter resultado com menos sessões?

É possível ter processos de coaching de 5 ou menos de 10 sessões? Sim! Desde que nesse prazo você consiga aplicar a metodologia inteira com o cliente em coaching.

Talvez a gente leve muita pedrada como Coach porque ainda tem muita gente no achismo no mundo do Coaching. Então, quando eu digo que um processo de coaching pode ter de 5 a 6, ou menos de 10 sessões… a princípio pode! Como pode 15 sessões, 8 sessões de coaching… porque coaching não é ferramenta, coaching é metodologia, entende?

O cuidado que a gente tem que ter é: mas essas pessoas que estão tendo “voando” com o processo de coaching em 5, 6 sessões… lá na frente elas estão conseguindo alcançar o resultado esperado que elas querem pra vida delas? Se sim, provavelmente a forma de aplicar em 5 a 6 sessões tá funcionando.  

Entregar um processo em 5 a 6 sessões é relativamente simples, eu posso juntar mais de uma ferramenta em uma sessão, corto umas ferramentas em alguma sessão, acelero a metodologia… a questão é, o processo está realmente gerando transformação na vida do coachee? Esse é o ponto.

Formação em Coaching Criacional

Quando você se forma com uma metodologia já testada por milhares de coaches, como no caso da Metodologia Criacional, com incontáveis casos de sucesso, desde emagrecimento, trabalhar com o que ama, evoluir profissionalmente, que gera diversas formas de transformação, você sabe que está trabalhando com um método comprovado, que já é validada.

Curso ferramentas de Coaching

Além da formação em Coaching Criacional, eu tenho um treinamento onde eu ensino as 10 ferramentas de coaching pra ter um processo de coaching de início ao fim. Não é um treinamento da metodologia, é um treinamento onde eu ensino de forma prática, qual é a primeira sessão que é preciso fazer, cada uma das 10 sessões. Como receber o cliente, como terminar a primeira sessão… o passo a passo de cada sessão. Pra que isso?

Muitas pessoas tem o que eu chamo de paradoxo da confiança: como ela não tem confiança ela não atende, como ela não atende clientes ela não tem confiança. Por isso eu criei um treinamento simples direto e objetivo pra que o coach tenha confiança.

Eu ensino as 10 ferramentas, ensino com vídeo-aulas, exatamente como aplicar as ferramentas num processo de coaching. Ao final dessas 10 ferramentas o coach passa por toda a metodologia e isso aumenta substancialmente as chances do coachee ter resultados.

Dá uma olhada nesses depoimentos do curso online Ferramentas de Coaching.

Se você quiser saber mais sobre o curso Ferramentas de Coaching é só clicar aqui.

Ficou claro pra você sobre o que a quantidade de sessões de coaching necessária, se pode menos ou mais de 10 ou não pode?

Me conta aí embaixo nos comentários!

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada