Hoje eu vou compartilhar contigo 3 dicas de como você pode conduzir um processo de coaching em grupo, são três dicas poderosas, beleza?

Existe uma clara diferença entre o coaching individual e o coaching em grupo… quanto mais gente, em tese, menos interação a gente tem. No coaching um a um interagimos com o cliente o tempo inteiro, e quanto mais pessoas no processo cada vez menos interação existe. Por isso, é necessário adquirir algumas habilidades pra que o coaching em grupo funcione com a mesma eficiência que um coaching individual. Então, aqui vão as 3 dicas!

Coaching em Grupo: Dica 1

A primeira habilidade que a gente precisa ter é a de perguntar de forma mais genérica pra todas as pessoas o que elas estão buscando. As perguntas são menos diretas do que no coaching individual.

Exemplo… imagine que eu estou conduzindo um coaching em grupo e as pessoas estão escrevendo o que vieram buscar… como as pessoas não estão dizendo diretamente pra mim, não consigo corrigir tudo um a um. O que eu falo? Falo que é importante que o que ela está anotando seja específico (SMART). Saiba mais sobre o SMART no coaching aqui.

Então a gente vai falando coisas que vão ajudar as pessoas no processo delas. Então, a primeira dica é essa: saber a arte de perguntar coletivamente. Na pergunta coletiva, a gente precisa ajudar um pouco mais pra que a resposta seja boa.

Dica 2

Essa é talvez a mais importante de todas. Como não tem como ouvir todos… a gente deve usar a resposta de um para corrigir a de todos, pra ensinar todo mundo. Então você pode perguntar quem quer dividir a resposta com você e usar a resposta de um pra ajudar todos.

E se a pessoa tiver respondido certinho? A gente pode dizer que é exatamente daquele jeito que tem que ser feito, e pontua os acertos pra que todos entendam.

Dica 3

Algumas pessoas acham que coaching individual é melhor que o coaching em grupo. Na verdade, o coaching em grupo tem maiores desafios e em outros casos é melhor.  Isso porque o coaching em grupo tem algo que os outros não tem… o poder do grupo. Quando várias pessoas querem a mesma coisa… por exemplo, na turma do Profissão Coach, a gente tem uma comunidade de pessoas lá dentro! Então, quando eu ensino, existe uma sinergia, um ajuda o outro, existe uma troca de experiência. Entende isso?

No WA, se eu tenho 2 mil pessoas… 1800 animadas e 200 desanimadas… a animação das outras pessoas contagia as outras que não estão se motivando. Entende a lógica?

Então o grupo traz o poder do grupo. O poder de atrair, motivar, movimentar aqueles que tão ficando pelo caminho. Tem pessoas que se transformam muito mais em grupo.

Tomara que essas 3 dicas ajudem você com a condução de seus processos de coaching em grupo!

Deixa aí embaixo nos comentários o que achou das dicas, fechado?

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada