Conviver com pessoas, muitas vezes bem diferentes, não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Principalmente, quando pensamos em ambiente de trabalho onde homens e mulheres com diferentes histórias, currículos, problemas particulares, dificuldades e tantos outros detalhes, convivem diariamente por oito horas, cinco ou seis dias, durante a semana. Existe alguma maneira para integrar a equipe e motivar o trabalho em conjunto?

O Coaching em Grupo trabalha justamente isso, ou seja, a busca pelo equilíbrio entre diferentes personalidades em prol de um bem comum, que pode ser a melhora no convívio ou aumento de produtividade dentro de uma empresa, assim como a própria evolução pessoal de um dos membros do grupo. Utilizando dinâmicas de grupo e estratégias consagradas da metodologia de Coaching, é possível aprofundar valores essenciais para crescimento de cada pessoa e de todos ao redor.

Parece complicado? O Coaching em Grupo consegue identificar pontos negativos das personalidades das pessoas e trabalhar (a partir das dinâmicas de grupo) com foco na queda destas barreiras que impedem o melhor convívio com outras pessoas, crescimento profissional, etc. Além da questão individual, o Coaching em Grupo desenvolve habilidades coletivas e competências em grupo que agregam conhecimento, ideias, pontos de vistas e experiências que só enriquecem a pessoa.

Importante ressaltar que o Coaching em Grupo, tão comum em empresas, também pode ser aplicado em um círculo familiar ou entre amigos. O objetivo não muda: analisar e trabalhar as potencialidades de cada membro do grupo para que este possa evoluir e quebrar barreiras, tornando-se uma pessoa mais confiante e positiva. Como é uma metodologia de grupo, todos os membros também são impactados pelos resultados do Coaching!

Vantagens do Coaching em Grupo

O primeiro e mais claro benefício do Coaching em Grupo é o aumento de confiança de cada membro da equipe. A pessoa passa a acreditar mais em suas capacidades, em seus sonhos e derruba barreiras que impedem o crescimento pessoal e profissional. O Coaching é comprovadamente uma metodologia eficaz e transformadora, que permite ir além das convenções sociais e que muitas vezes limitam a felicidade do indivíduo.

Em um ambiente de trabalho, o Coaching em Grupo traz ótimos resultados. As pessoas se conhecem melhor, descobrem afinidades com este ou aquele colega de trabalho, interesses em comum e ainda como o local de trabalho pode ser ambiente agradável e positivo. Com isso, a produtividade do colaborador cresce e ele passa a enxergar o emprego não como uma obrigação, mas sim como algo prazeroso e que traz benefícios também para seu convívio social.

Coaching-em-grupo

Coaching em Grupo: tipos de dinâmicas

Já vimos que o Coaching em Grupo garante benefícios para o indivíduo e ao grupo. Neste momento é importante conhecer algumas dinâmicas de grupo que motivam e integram as pessoas. Um bom exemplo de dinâmica de grupo é aquele que envolve jogos ou brincadeiras. Não tenha medo ou vergonha de propor tais trabalhos dentro da empresa ou em seu grupo familiar, os resultados valerão muito a pena.

Neste cenário, pense em brincadeiras que estimulem a criatividade e a busca por conhecimento de uma pessoa com a outra. Jogos de adivinhação sempre são boas alternativas para criar um ambiente descontraído, intimista e que realmente aproxime a equipe. Caso não tenha nenhuma ideia no momento, não se preocupe, veja na sequência algumas dinâmicas estimuladas dentro do Coaching em Grupo:

  • Peça para que as pessoas escrevam seus pratos favoritos em um papel, dobrem e coloquem em urna. Na sequência, uma pessoa por vez irá retirar um papel e tentará adivinhar a preferência gastronômica do colega através de perguntas aleatórias que não citam diretamente este ou aquele prato.
  • Ainda com papel e caneta em mãos, peça para que as pessoas escrevam nomes de personalidades da TV, cinema, música, cultura pop ou história, e passem tais papeis à pessoa à direita. Esta, por sua vez, irá colar com fita adesiva o papel na testa e irá realizar perguntas ao grupo para tentar adivinhar qual personalidade/personagem está no papel.
  • Divida a equipe em grupos e solicite planejamentos/ideias sobre o que poderia ser melhorado dentro da empresa. Determine um tempo para isso e peça que tais grupos apresentem as soluções após este período. O objetivo é além de aproximar as pessoas, também pensar em alternativas para que a empresa cresça. O grupo que apresentar as melhores ideias/soluções (em votação) poderá ser recompensado pela empresa. É uma maneira para motivar a equipe a pensar em prol da organização.Curtiu? Deixa um comentário aqui no blog!
Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada