Entre 380-370 a.C., o filósofo grego, Platão, escreveu em sua obra ‘A República’, uma das metáforas mais importantes da filosofia e que pode ser aplicada até os dias atuais.O Mito da Caverna, uma das passagens do livro a República, o filósofo retrata o autoconhecimento do ser humano, por meio de seus sentidos, da razão e da linguagem.Resumindo, Platão queria que as pessoas, ao lerem a obra, pudessem se imaginar em uma situação em que estivessem presos dentro de uma caverna, sem ter nenhum conhecimento do mundo do lado de fora, sem ver a luz, a natureza e outras pessoas, enfim, dentro de si mesmos.A única coisa que a situação imaginária permitiria a pessoa visualizar, seriam sombras de coisas, pessoas e animais no fundo da caverna, iluminadas por uma simples fogueira. E, de maneira alguma, a pessoa poderia sair desse espaço imaginário e ir até o lado de fora, ver de perto o que seriam as sombras.Desta forma, o Mito da Caverna de Platão, faz com que as pessoas reflitam da seguinte forma: se eu não conheço, não sofro, não reivindico e menos eu tenho autoconhecimento.

Acomodar-se na situação em que se encontravam

Pode-se dizer que, de certa forma, Platão já aplicava o Coaching naquela época. Sim, pois fazia com que as pessoas pensassem em como seria nascer preso e viver naquela condição, sem chances de mudar de estado e, se tivessem a chance de sair e aprender coisas novas para seu próprio crescimento como seria.A questão do autoconhecimento, estimulado pelo Mito da Caverna, faz com que o processo de desenvolvimento de competências e habilidades, meta do Coaching, possa levar o profissional ao seu objetivo. No Mito da Caverna de Platão, pensando pela lógica fica a indagação: por que as pessoas iriam querer sair daquele lugar, já que não enfrentariam nenhuma situação de risco?O risco maior seria sair da caverna e explorar um mundo novo.Porém, Platão definiu que um dos prisioneiros seria solto e poderia explorar o mundo lá fora, voltando para contar aos outros o que encontrou no desconhecido. Caberia então ao homem encarar o mundo novo, cheio de perigos, situações novas e oportunidades de aprendizado ou fugir e se recolher novamente na caverna.No Mito da Caverna ocorre a primeira decisão, onde o indivíduo volta e conta o que viu, maravilhado com tanta luz e cor. Os demais, incrédulos, afirmaram que ele estaria louco, por desconhecerem a existência de tantas coisas novas.

5Autoconhecimento-o-mito-da-caverna-de-Platão

Assim é no mundo de hoje, as pessoas, muitas vezes preferem acreditar em seu próprio mundo ao invés de buscar mais e mais conhecimento e explorar as novidades. O Coaching traz essa oportunidade de novos conhecimentos, de inovar em busca de melhores oportunidades e do tão sonhado sucesso.A partir desta metáfora, pode-se então ficar preso em seu próprio mundo ou, a partir de novas possibilidades, estudo, conhecimento, ampliar sua visão e crescer cada vez mais.Enfrentar os riscos e o medo do novo é uma forma de crescimento pessoal, de autoconhecimento e uma grande oportunidade de conseguir o sucesso tão almejado.E você, vai ficar dentro da caverna ou vai em busca de todas as oportunidades que o mundo te oferece?

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada