Vou falar pra você das 3 palavras proibidas no coaching que você deve estar ligado e proibir o seu coachee de falar durante uma sessão. Uma delas é óbvia (lembra que o óbvio também deve ser dito) mas tem duas que é preciso ter mais atenção ainda. Se o cliente falar, destrói o caminho da realização dele!

Antes de falar quais são as palavras, é importante entender uma coisa. O nosso cérebro, o meu, o seu e o do seu coachee é o nosso maior aliado, ele faz o que a gente quer. Se você fala pro cérebro certas palavras ele vai buscar atender procurando a melhor forma de tomar alguma ação.

Se você chega pro seu cliente e pergunta o que ele vai fazer dessa semana pra próxima pra ajudar a caminhar naquela meta que ele quer alcançar e ele responde que vai tentar acordar uma hora mais cedo, PEEEEEEEEEMMMMMM!!!!!!!!!!! É aí que se deve prestar atenção.

Tentar é uma palavra que de jeito nenhum o seu coachee pode falar. Nem você, nem eu, ninguém pode usar essa palavra. Sabe por que? O cérebro se satisfaz com um tentar, e não com um conseguir. Pode ser até que ele gere dopamina só com o tentar, porque afinal você tentou e está satisfeito com aquela ação. Fala assim pro seu cliente: “show, mas eu não quero saber o que você vai tentar, e sim o que você vai fazer”.

Agora vou pra outra das palavras proibidas no coaching que passa mais despercebida e não é tão óbvia: "eu preciso". O cliente fala que precisa acordar uma hora mais cedo…

PEEEEEEEEEMMMMMM!!!!!!!!!!! PEEEEEEEEEEEMMMMMM!!!!!!!!!!! PEEEEEEEEMMMMMM!!!!!!!!!!! PEEEEEEEEEEEEMMMMMM!!!!!!!!!!!

É a mesma lógica do tentar. Cada vez que a gente permite que o nosso cliente use essas expressões, o cérebro só ajuda a precisar e a tentar, mas não ajuda no fazer! Ele já se daria por satisfeito no tentar e no precisar, e não podemos permitir isso. Espera o cliente falar e depois você questiona ele.

Atenção coach! Isso vale pro coachee e pra você também, tá? Você não deve usar essas expressões e proibir o seu cliente de usar!

Agora vem a palavra que mais passa despercebida, e passa fácil tá? Se você der mole o cliente vai falar e nem vai ter como corrigir ele. Deixei ela por último por essa razão. Sabe qual é a palavra? “Eu quero”.

Nós precisamos treinar o ouvido pra frases como: “eu quero acordar mais cedo todo dia”. PEEEEEEEEEEEEMMMMMM!!!!!!!!!!!

Não é o que você quer, é o que você vai fazer.... e isso vale pra você Coach e pro Coachee :)

Por experiência...Tem coachee que é tão escorregadio que pra não se comprometer usa as três palavras em uma única sessão. Não importa muito qual é a mais perigosa, todas essas palavras influenciam negativamente no processo de coaching do seu cliente.

Agora que você tem clareza sobre isso… vale ficar com o ouvido atento pra essas três palavras  proibidas no coaching tanto na sua vida quanto pra vida do seu coachee.

Fez sentido pra você? Comenta aqui embaixo qualquer pergunta sobre coaching... vai que eu respondo em um próximo vídeo meu... vou adorar saber :)

Se você tiver afim de ter mais sacadas sobre coaching aqui vai uma dica, acredito que você vá curtir…Largar o emprego, medo, viver de Coaching e os próximos passosCoaching, novela da Globo e a verdade sobre tudo issoEu errei em um processo de Coaching :oIsso TAMBÉM pode destruir sua carreira como Coach

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada