Eu vou falar contigo sobre 3 perguntas poderosas que podem salvar sua sessão de Coaching ou podem até salvar o seu processo de Coaching, pode salvar seu casamento, seu relacionamento com o amigo, pai, filho, chefe, funcionário. São 3 perguntas extremamente poderosas que podem verdadeiramente salvar, no mínimo a sua sessão e talvez o processo de Coaching inteiro.

Eu quero que você entenda que não quer dizer que só existem 3 perguntas que vão salvar o seu processo de Coaching. Essas são 3 das perguntas poderosas que eu uso no meu dia a dia. "Geronimo, como é que você descobriu essas três perguntas?" Atendendo na prática, estudando e acompanhando mais de 4 mil Coaches que já passaram pelo programa Profissão Coach.

Bora para o que interessa... as perguntas.

Pergunta 1) E o que significa _______________ para você?

Deixa eu explicar, uma das habilidades que o Coach tem que ter é levar clareza para o Coachee e um dos pontos onde pode faltar clareza é quando o Coachee fala uma expressão que pode ser grávida.

Uma expressão grávida (eu aprendi isso com o Marcelo Germano) é quando o Coachee fala assim "Me atrasei muito para um reunião esta semana". Atrasar muito pra mim pode ser 1 hora, pra outra pessoa pode ser 10 minutos. Eu não sei o que é se atrasar muito para o Coachee.

Aí eu pergunto: "e o que significa se atrasar muito para você?". O que acontece é que às vezes, a gente assume na nossa cabeça que atrasar muito são 2 horas e, às vezes, a pessoa é mega pontual e se atrasar muito para ele são 10 minutos. Ai você não pode assumir pra você uma verdade que não necessariamente é para o seu Coachee. Entende?

O fato é, quando o seu Coachee afirmar algo que pode ser grávido, que pode ter uma interpretação para ele e outra pra você, valida com ele fazendo essa primeira pergunta poderosa.

Pergunta 2) E isso é bom ou ruim? Às vezes a pessoa vira pra você e fala assim "Caraca cara, hoje dei uma corrida que eu fiquei morto". Beleza, mas 'fiquei morto' é bom ou é ruim? Pode ser no sentido de estar muito cansado e ter sido uma corrida realmente ruim ou no sentido de estar cansado mas ter achado a corrida maravilhosa.

O mesmo serve pra situações como "ontem fiquei trabalhando até tarde naquele meu projeto, fui até 3h da manhã". Certo, mas isso é bom ou ruim? Aí a resposta pode ser que para o seu Coachee foi incrível ou pode falar que foi ruim porque ele odeia dormir tarde e não rende no outro dia.

Claro que o Coach tem que estar ligado na linguagem verbal e não verbal, a postura corporal tende a dizer muito sobre o que quer ser expressado, mas na dúvida, pergunta pro seu Coachee: isso é bom ou é ruim?

A afirmação por si só não quer dizer que é bom ou ruim, claro que às vezes você vai contextualizar aquilo e vai entender.  Mas pra ter clareza, faça a pergunta :)

Pergunta 3) E o que você gostaria de ter no lugar disso?

É muito comum, o Coachee chegar no começo da sessão, quando você já conseguiu criar um ambiente de segurança (que é uma habilidade do Coach) e começar a desabafar sobre a vida no geral. E às vezes, ele vai falar sobre coisas ruins que ele teve no dia dele ou na semana dele. Quando a pessoa começa a falar de coisas ruins, o nosso sistema busca uma congruência.

Se eu tô falando de coisas ruins... eu tendo a baixar a cabeça, falar mais baixo, virar meu ombro pra frente, é uma congruência negativa. E às vezes, é preciso reverter isso e essa pergunta é maravilhosa para isso.

O cara tá ali, triste, e você pergunta "e o que você gostaria de ter no lugar disso?" Aí vem a resposta "eu preferia ter isso, aquilo e aquilo outro". Pronto... a voz já começa a aumentar, o sorriso já vai abrindo, começa a falar mais rápido e você consegue reverter a tendência sem ter que falar para ele "agora vamos falar de coisa boa", não é necessariamente assim que funciona no Coaching ;)

Coloca aí embaixo do vídeo, nos comentários, se eu ajudei você, se fez sentido... me deixa saber!!!

Agora, eu quero fazer uma 4ª pergunta para você hehe... Coach pode atuar em mais de um nicho? Eu escrevi um artigo sobre isso, é só clicar no link azul para saber o que eu penso :)

Assine nossa newsletter

Receba Inspiração Diretamente na Sua Caixa de Entrada